Estudos para história
Crescente Fértil
O Crescente Fértil é uma região localizada entre o Oriente Médio (vales dos rios Tigre e Eufrates) e nordeste da África (vale do rio Nilo). Ganhou este nome, pois olhando no mapa, a região tem um formato de lua na fase quarto crescente. Já o termo fértil é devido a fertilidade do solo nos vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates.
Foi na região do crescente fértil que se desenvolveram duas das mais importantes e antigas civilizações da antiguidade. A civilização egípcia se desenvolveu no vale do rio Nilo, enquanto a mesopotâmica no vale entre os rios Tigre e Eufrates.
Os rios do Crescente Fértil foram de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento dessas civilizações. Além da agricultura, que era praticada às margens destes rios, estes também serviam como vias de transporte de mercadorias, fonte de alimentos (peixes) e fornecimento de água para o consumo humano e animal.
Solo fértil, ou seja, excelente para a prática agrícola. Os vales ficavam mais férteis quando os rios transbordavam, pois este processo depositava no solo materiais orgânicos (principalmente peixes mortos). Presença de sistemas de irrigação voltados para a agricultura. A região começou ser habitada há, aproximadamente, 11 mil anos. Povos nômades começaram a fixar moradia no Crescente Fértil, fundando as primeiras vilas agrárias.
Atualmente, a região do Crescente Fértil é ocupada pelos territórios dos seguintes países: Egito, Líbano, Jordânia, Israel, Síria, Turquia, Irã e Iraque. Nos dias de hoje a região continua sendo muito povoada. Moram nesta área cerca de 50 milhões de habitantes.
Civilizações Antigas: Egito
Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura. A