Estudos de História
A Europa dos séculos XV e XVI - Renascimento / Iluminismo
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização europeia. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Com a queda de Constantinopla, muitos intelectuais bizantinos fogem para as cidades italianas levando textos da cultura clássica.
Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
Na religião quebrou-se a unidade cristã com a reforma protestante. Na economia, com o capitalismo nascente, romperam-se muitas relações feudais.
Na expansão marítimo-comercial europeia, têm-se descobertas e a conquista de continentes. -> América.
O Humanismo consistiu na quebra do teocentrismo, na dualidade da maneira de ver o mundo, defendendo a existência de extremos opostos e contrastando, corpo e espírito, bem e mal, céu e inferno. Consiste também na perspectiva antagônica, valorizando o ser humano. Remete aos filósofos clássicos greco-romanos e sua cultura.
Características gerais:
* Racionalidade
* Dignidade do Ser Humano
* Rigor Científico
* Ideal Humanista
* Reutilização das artes greco-romana
Exemplos de artistas renascentistas:
* Arquitetura: Brunelleschi
* Pintura: Leonardo da Vinci / Botticelli /Michelângelo /Rafael
* Michelângelo
*Ticiano
*Willian Shakespeare
* Camões – Os Lusíadas
*Albrecht Durer – arte gótica (adoração aos magos)
*Hans Holbin
*Miguel de Cervantes (Espanha) – Dom Quixote,