COMO FUNCIONA A ESCADA
As escadas quando fabricadas de aços inoxidáveis tem uma alta qualidade e uma vida bastante extensa. Pensando nisso, o projeto da escada terá como material aço inox 304 para atender bem a necessidade tanto para a estrutura estática do projeto, como também a parte da oxidação por ser instalado em local onde a oxidação por parte de alguns materiais ocorre, por causa da água da piscina levamos isso em conta na escolha do aço inox 304.
A montagem seria realizada como uma escada normal, seguindo as normas e padrões exigidos. A norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e uma das responsáveis sobre o assunto, mas como nosso projeto tem também a intenção de fazer uma escada que atenda os deficientes, terá que seguir outras normas para assim na haver nem problema na hora de ser usado pelas pessoas.
Essa escada seria fixa e nela teria uma plataforma acoplada que poderia ser usada por pessoas com alguma deficiência. E assim tendo a dificuldade de entrar na piscina, com o acoplamento o acesso à piscina se dará com a movimentação da plataforma no sentido vertical, buscando a entrada de pessoas com cadeiras de rodas ou sem cadeira de rodas facilitando o acesso com mais rapidez e eficiência. O funcionamento dessa plataforma seria a partir de dois motorredutores elétricos que fixados fora da piscina e na base da viga da estrutura da escada fixa, seriam interligados por dois fusos acoplados junto com rolamentos e mancais, fazendo com que a plataforma faça sua movimentação com o mesmo principio de um elevador.
Agora a escada normal e fixada no fundo da piscina e fora da piscina na parte superior, à distância entre os degraus e as duas vigas quadradas de estruturação foram feitas a partir da norma da ABNT e as dimensões que seriam exigidas para que a plataforma pudesse ser acoplada na viga quadrada de estruturação, fazendo com que a plataforma suportasse uma cadeira de rodas. Além disso, o funcionamento do sistema foi dimensionado com fatores de