Paranapiacaba acessibilidade- ateliê
ATELIÊ GREGOS E TROIANOS
Rua Campos Sales, 460
Na segunda visita a Vila, realizamos os levantamentos técnicos específicos do local escolhido para estudo. Primeiramente, analisamos o imóvel, que possui um pequeno comércio de artesanatos na parte da frente, no porão funciona um barzinho, e nos fundos, a residência da proprietária, estes dois últimos que não foram autorizadas as entradas. Seguem os itens que encontram-se fora da Norma:
1) RAMPA
De imediato, notamos a ausência de qualquer tipo de acesso para cadeirante ou PNE, para criar esse acesso, conforme NBR 9050, deveríamos construir uma rampa , com inclinação de 8,33% viabilizando o acesso ao Ateliê.
Com posterior análise do terreno, encontramos vários problemas para a execução da mesma, a saber:
a) pelos fundos, que possui uma menor inclinação , mas que não daria acesso direto, pois há a residência da proprietária,
b) pela lateral , mas devido a existência do barzinho noturno no porão, inviabilizaria a sua entrada;
c) pela entrada principal, mas alteraria parcialmente a área tombada (respiro do porão);
d) Acesso por outro comércio existente, mas que prolongaria o trajeto da pessoa portadora de necessidade especial e impossibilitaria a passagem de 2 pessoas, mesmo que sem cadeiras de rodas;
2) GUARDA CORPO O imóvel não possui guarda corpo adequado, ou seja, não funciona como barreira vertical,conforme determina a NBR 9077 e que não impede eventuais quedas.
3) ESCADAS A escada existente não atende as NBR 9077 e 9050, que determina uma largura mínima de 1,10m e com inclinação de 2% em escadas externas.
4) PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO Conforme NR 23 , o local não possui os equipamentos mínimos necessários para o funcionamento.
5) CIRCULAÇÃO A circulação é bem restrita e não atinge o mínimo de 0,80m, pois o imóvel é pequeno e não hã espaço para realizar o giro de 360 graus com o diâmetro de 1,50m , conforme estabelece a NBR 9050.