Tipos Vinhos
FRANÇA: REFERÊNCIA DO MUNDO DOS VINHOS
Observando o mapa acima, vamos constatar que as principais uvas conhecidas no mundo do vinho pela maioria das pessoas são de origem francesa. Essas uvas viajam pelo mundo, sendo reproduzidas em vários países. São as chamadas uvas internacionais. É claro que sempre há exceções, como por exemplo, a Tempranillo, uva emblemática da Espanha. Não se preocupe, falaremos das exceções mais a frente.
O que vamos fazer a seguir é detalhar cada uma das uvas citadas acima, mostrando suas principais características ecuriosidades. Às vezes, as uvas são mencionadascomo castas ou cepas. Para simplificar, são todos sinônimos.
É importante conhecermos as uvas, pois comumente as mesmas são mencionadas nos rótulos e vão transmitir aos vinhos características próprias.
Ocorre também com certa freqüência, os chamados vinhos de corte, que nada mais são do que uma mistura de duas ou mais uvas, resultando num único vinho.
UVAS TINTAS
Cabernet Sauvignon: Das castas internacionais, talvez seja a uva tinta mais reproduzida nos países do Novo Mundo (Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Brasil, Uruguai, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia são os principais). É uma uva francesa da região de Bordeaux responsável por muitos châteaux famosos. Costuma gerar vinhos encorpados, tânicos e que podem envelhecer bem. Aromas que lembram frutas escuras, toques herbáceos, e tabaco no envelhecimento são suas marcas registradas. Adaptou-se muito bem nos países acima mencionados.
Merlot: Outra uva de origem bordalesa (natural de Bordeaux). Disseminou-se com sucesso pelos países do Novo Mundo, mas apresenta características distintas de sua companheira mais austera (Cabernet Sauvignon). Gera vinhos macios, encorpados, e com muita fruta. Dependendo do produtor e de sua vinificação pode envelhecer bem, mas geralmente seus vinhos devem ser tomados jovens.
Malbec: Uva tinta do Sudoeste (link para detalhar esta região) francês fazendo parte da apelação