mercado de vinhos
Tranquilos e Vinhos Espumantes
Quantitativo - Oferta
APRESENTAÇÃO
O Estudo do Mercado Brasileiro de Vinhos Tranqüilos e Vinhos Espumantes é uma iniciativa do Instituto Brasileiro do Vinho em parceria com o Fondo Vitivinícola Mendoza que visa à compreensão do posicionamento do vinho no mercado, junto aos consumidores, aos não consumidores e aos canais de oferta.
Os objetivos do estudo englobam a compreensão da dinâmica do mercado setorial e o posicionamento mercadológico da categoria como forma de subsidiar a elaboração de planos e ações de marketing e comunicação genérico-setoriais e por segmento. Essas ações visam consolidar o potencial competitivo e a construção de um programa de expansão do consumo no Brasil ao longo dos próximos 20 anos.
Esse relatório completa, portanto, o esforço de investigação das fases anteriores: a pesquisa de dados secundários e a pesquisa qualitativa.
A primeira fase teve por objetivo agregar conhecimento exploratório sobre o mercado de vinhos no Brasil. Consistiu de uma coleta de dados secundários, assim como da reanálise de dados primários – fruto de levantamentos prévios realizados pela nossa empresa com o intuito de mapear genericamente a evolução da economia nacional –, do cenário da demanda do consumo de vinho no país e da estrutura da oferta no escopo nacional. Na segunda fase, a qualitativa, uma etapa de demanda procurou identificar o perfil do consumidor de vinho, seus costumes e necessidades, além de conhecer com maior profundidade quem é ou não o consumidor de vinho. Ainda na fase qualitativa, abordouse o comportamento dos canais de venda, através do mapeamento das visões desses sobre o mercado de vinho, bem como da identificação das perspectivas sobre o rumo que esse mercado tomará.
A presente fase, a terceira, foi dividida em três públicos-alvo: consumidores de vinho, não consumidores e canais de venda. De cunho quantitativo, essa fase pretende confirmar ou refutar algumas das