Evolução do mercado de vinhos no Brasil
Administração
Importação – A Evolução do mercado de vinhos no Brasil, baseado na importação.
Devido ao aquecimento da economia do País, a globalização e o livre comércio, podemos observar como esses fatores foram essenciais para o crescimento do processo de importação, isso tudo porque a nenhum País consegue ser totalmente auto-suficiente, ou seja, gera uma necessidade contínua de produtos oriundas de diversos lugares. Destinando-se o assunto para o crescimento do processo de importação do vinho no Brasil, na qual desde a segunda abertura dos portos e ao governo do Presidente Fernando Collor de Melo foram crescendo de maneira contínua até atualmente. De acordo, com os inúmeros dados apresentados no trabalho, podemos observar a necessidade do consumidor brasileiro nas importações do vinho. Consequentemente a abertura das empresas tradings, que realizam o processo de importação, na qual estão se expandindo e gerando resultados altamente favoráveis.
Palavras Chave: Importação, Vinho, Trading
Professor (a) Orientador (a): MSc Leonardo Carvalho Braga
Niterói
Abril de 2014
1. INTRODUÇÃO
Nos anos de 1990 que o então presidente Fernando Collor de Mello com base no “Consenso de Washington” reorientou o desenvolvimento brasileiro e deu nova definição ao papel do Estado que os processos relativos à importação começam a surgir novamente.
Foi a partir do Governo de Collor, que o Brasil teve sua “segunda abertura de portos”. Na qual, começam a serem criadas as tradings, que nada mais são do que empresas especializadas em comércio internacional. Com o estímulo cada vez maior, o Brasil deslanchou nesse mercado, e passou a importar diversos produtos.
A importação consiste em um processo de adoção e / ou internalização de produtos ou serviços. O território onde são realizados esses trâmites ficará sobre controle da Receita Federal, chamado de procedimento aduaneiro. Esse processo só se dá por concluído após