MATERIAIS DE Construcao civil
1) Segundo Petrucci, entende-se por metal, do ponto de vista tecnológico, um elemento químico que existe como cristal ou agregado de cristais, no estado sólido, caracterizado pelas seguintes propriedades: alta dureza, grande resistência mecânica, elevada plasticidade, relativamente alta condutibilidade térmica e elétrica. De acorod com Bauer, para a construção, as propriedades que interessam são: aparência, densidade, resistência à tração e compressão, dilatação e condutibilidade térmica, condutibilidade elétrica, duração, resistência ao choque, à fadiga, à oxidação.
2) O metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono ou óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puro, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação simples, da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico só pode ser empregado em minérios que possam ser dissolvidos na água. A eletrólise é usada também para purificação (refinação) de metais obtidos quase por alguns dos processos anteriores.
3) Os produtos siderúrgicos mais importantes são: aços e ferros fundidos. A diferença entre eles esta na porcentagem de teor de carbono.
4) Denominam-se aços os produtos com o teor de carbono ate 2% e ferro fundido acima deste valor. Além destes, podem ser indicados o ferro pudlado, ou ferro-pacote, o ferro-esponja e o ferro eletrolítico.
5) A classificação tradicional dos aços é assim feita:
a) aço doce, quando tem na sua composição menos de 0,2% de carbono;
b) aço ao carbono, quando esse teor fica entre 0,2 e 1,7%;
Na construção civil, o aço mais empregado é o que possui teor de carbono até 0,3%.
6) Os 3 principais aços utilizados na construção civil no Brasil são os aços de dureza natural laminados a quente (tipo A), os aços encruados a frio (tipo B e restantes) , e os aços patenting (cordoalhas, cabos de