Relat Rio 8
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL II
PROFESSOR: JAIRO ESTEVES
AÇÃO OXIDANTE DO PERMANGANATO E DICROMATO
COMPONENTES DO GRUPO
NOME: ASSINATURA:
RAÍSSA SILVA ____________________________________________
LUIZ FERNANDO ____________________________________________ PAULO VINÍCIUS ____________________________________________
DATA DA REALIZAÇÃO DA PRÁTICA: 18/09/2014
DATA DE ENTREGA DO RELATÓRIO: 25/09/2014
Procedimento 1.1
1. Descrição dos fenômenos observados:
Com o auxilio de uma espátula, foi transferido alguns cristais de KMnO4 para um vidro de relógio, logo após, foi acrescentado algumas gotas de acido sulfúrico concentrado. Tendo feito isto, foi aproximado um chumaço de algodão encharcado em etanol e enrolado na ponta de um bastão de vidro e observou-se o que ocorreu.
Apesar de nenhuma reação ser percebida, o gás gerado pela reação é capaz de incendiar o álcool. Isso ocorre porque um dos produtos é o ozônio, que tem um alto poder oxidante e rapidamente oxida o álcool causando a combustão.
A origem da fumaça lilás gerada é a presença de íons permanganato (MnO4-), que é um íon de coloração lilás, nos produtos liberados, seja pela combustão do Mn2O7 e sua oxidação novamente a MnO4 ou também pela sua possível presença pelo arraste de íons que ainda estivessem presentes na solução.
Durante a transferência de elétrons da reação de oxirredução, houve liberação de calor. O calor liberado funcionou como energia de ignição para o álcool que estava evaporando, e assim, o algodão embebido em álcool também pegou fogo.(MEIO CERTO)
2. Equação química que justifica os fenômenos observados:
6 KMnO4(s) + 9 H2SO4(concentrado) → 6 MnSO4(aq) + 3 K2SO4(aq) + 9 H2O(l) + 5 O3(g)
Procedimento 1.2
1. Descrição dos fenômenos observados
Transferiu- se para um tubo de ensaio 5 ml de acido sulfúrico concentrado e 5ml de etanol P.A, deixando escorrer pela parede