8 RELAT RIO TRATAM
MATERIAIS MECÂNICOS 2
DIEISON FERNANDO DA SILVA
RELATÓRIO N° 8
TRATAMENTO SUPERFICIAL
São Leopoldo
2013
RESUMO
Este relatório apresenta algumas definições, etapas de preparação metalográfica, análise e comparação de algumas amostras com diferentes tipos de tratamento superficiais evidenciando suas principais diferenças microestruturais e caracterizando-os para qual o tipo de aplicação serve. Essas atividades foram realizadas no dia 21 de novembro de 2013.
Palavras-chave: Dureza superficial, Resistência e Tenacidade.
ÍNDICE DE FIGURAS
Figura 1: Superfície de amostra cementada 10
Figura 2: Núcleo de amostra cementada 10
Figura 3: Superfície de amostra nitretada 11
Figura 4: Amostra temperada por indução 11
SUMÁRIO
1 Introdução 5
2 Tratamentos termoquímicos 5 2.1 Cementação 5 2.2 Nitretação 6
3 Tratamentos térmicos superficiais 7
4 Procedimento experimental 7
5 Resultados e discussão 9
6 Conclusão 12
7 Referências 12
1 INTRODUÇÃO
Os tratamentos de superfície, de forma geral, visam proporcionar ao material uma superfície mais resistente, porém mantendo propriedades como tenacidade e ductilidade no núcleo da peça. Essa possibilidade é de grande importância em inúmeras aplicações, sobretudo porque, pelo emprego dos aços com elementos de liga, pode-se conseguir núcleo de elevada resistência e tenacidade, com superfície extremamente dura, resultando em um material capaz de suportar em alto grau, certos tipos de tensões. O endurecimento superficial pode ser adquirido através de vários métodos, no entanto, no presente relatório, será dada maior ênfase nos chamados tratamentos termoquímicos e tratamentos térmico superficiais.
2. TRATAMENTOS TERMOQUÍMICOS: Os tratamentos termoquímicos objetivam o endurecimento superficial dos aços, através da modificação parcial da sua composição química, nas secções que se