etica e educação
O presente relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de Pesquisa e Prática Profissional - Materiais Didáticos, da Unidade Temática de Aprendizagem: Educação, Ciência e Tecnologia, que teve como objetivo ampliar a reflexão sobre a vida e as principais obras de Maria Montessori uma pensadora pedagógica que representa a escola nova. Montessori nasceu na Itália e desenvolveu um método próprio, através de pesquisas relacionadas à educação. Inicialmente apresentamos a formação da autora e suas principais influências no decorrer de sua trajetória. Traçamos os principais acontecimentos históricos da época para a melhor compreensão do contexto em que Maria se desenvolveu. Em seguida, observamos o pensamento pedagógico da italiana, sua concepção de educação, escola, ensino, aprendizado e sua contribuição com seu pensamento pedagógico nos dias de hoje para a Educação.
Por fim, damos destaque a questões fundamentais do método montessoriano e como este é capaz de formar cidadãos ativos pensantes.
2. MARIA MONTESSORI: VIDA E OBRA
Maria Montessori nasceu em Chiaravalle, localizada no norte da Itália, nas Províncias das Marcas, em 31 de agosto de 1870. Maria era filha única de um casal de classe média. Em 1896 formou-se doutora em medicina na Universidade de Roma. Maria foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Maria dedicou-se a educação de crianças frenastênicas (portadoras de deficiências mentais), além de cursar filosofia na Universidade de Roma e na Universidade de Turim e Nápoles cursou psicologia experimental. Maria também ministrou os cursos de antropologia pedagógica na Universidade de Roma, além de graduar-se em pedagogia. As principais ideias de Montessori foram postas em prática na Casa das Crianças. A primeira casa foi aberta no centro de Roma em uma região pobre. Várias outras casas foram abertas pelo país devido ao sucesso, o que fez