Relat Rio 8 Reparado
Engenharia Mecânica – 4º Período - Noite.
Laboratório Experimental de Materiais de Construção Mecânica
Relatório de Experimento
TRATAMENTO TÉRMICO
Paulo Tavares
BELO HORIZONTE
2015
Introdução
Os tratamentos térmicos são um conjunto de operações que têm por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas
.Se repararmos ao nosso redor hoje percebemos que estamos cercados por diversos tipos de materiais, em tudo o que fazemos ou onde vamos podemos notar a riqueza dos tipos de materiais que nos rodeiam. Em especial os Aços e Ligas, que sem percebermos nos tornamos extremamente dependente deles, seja em nosso transporte, em hospitais, em prédios e estruturas. E é necessários como engenheiros que conheçamos os parâmetros críticos de temperabilidade dos materiais para que possamos manipulá-los durante os tratamentos térmicos.A temperabilidade é a capacidade que um aço tem de formar martensita, uma fase dura e frágil. Quanto maior for a fração volumétrica de martensita, maior dureza o aço apresentará. Quanto maior o teor de carbono presente no aço, a sua temperabilidade também será maior; a adição de elementos de liga também pode favorecer um aumento da temperabilidade do aço, acentuando o efeito do carbono. A temperabilidade de um aço pode ser avaliada pelo valor da dureza HRC.
Há muitos séculos atrás o homem descobriu que com aquecimento e resfriamento podia modificar as propriedades mecânicas de um aço, isto é, torná-los mais duro, mais mole, mais maleável, etc. Mais tarde, descobriu também que a rapidez com que o aço era resfriado e a quantidade de carbono que possuía influía decisivamente nessas modificações. O processo de aquecer e resfriar um aço, visando modificar as sua propriedades, denomina-se tratamento térmico.
Os principais fatores que influenciam o tratamento térmico