Relat rio 8
Determinar o equivalente-grama de uma substância corresponde a determinar o número de gramas da substância que irá reagir com um grama de hidrogênio puro. O experimento, descrito a seguir, compreende duas maneiras distintas de determinar o equivalente-grama do sódio.
A primeira maneira envolvia a liberação de hidrogênio pela reação do sódio metálico com etanol, utilizando a Lei Geral dos Gases. Para isto foi usado um sistema improvisado, que permitiu observar a produção de hidrogênio, possibilitando o cálculo de número de mols de Hidrogênio e, posteriormente, calcular o equivalente grama. Como o experimento foi feito em duplicata, os resultados obtidos foram: tal e tal. Apresentando um percentual de erro de % para o primeiro, e % para a segunda tentativa.
A outra maneira envolvia o processo de titulação ácido-base utilizando como meio básico a reação do sódio metálico com a água e como meio ácido uma solução de ácido clorídrico. Então, a partir do volume de ácido clorídrico gasto até o ponto de viragem, foi possível determinar o equivalente-grama. O valor encontrado foi de tal. Apresentando um percentual de erro de.
INTRODUÇÃO
O estudo dos gases teve início com Torricelli, quando mediu sua pressão e apresentou adequadas explicações sobre o fenômeno. O francês Paul Clapeyron, no século XIX, constatou que para 1 mol (6,02 x 1023 moléculas) de um gás perfeito:
Este valor obtido é chamado de “constante universal dos gases perfeitos” e é simbolizado por R. E se a amostra do gás tiver n mols, então:
Essa equação é chamada de Lei geral dos gases perfeitos ou Equação de Clapeyron. O gás tem como característica principal ocupar totalmente o volume do recipiente que o hospeda, independentemente de sua quantidade. Isso acontece porque os gases se comportam de forma desordenada em virtude do grau de liberdade que possuem, ocupando totalmente o volume do recipiente a ele oferecido. Outra característica dos gases é sua grande capacidade de compressão. A grande