Prepara o Pr via Projeto
Leitura prévia do texto: Evitando desastres em projetos. Lições Aprendidas do projeto de construção do Titanic Mark Kozak-Holland, Revista Mundo PM – Out/Nov 2006.
Responda as questões:
1. Para cada uma das 3 lições apresentadas pelo autor no final do texto, identifique os erros correspondentes cometidos na condução do projeto Titanic e apresentados ao longo do texto.
2. Identifique os riscos ignorados na gestão do projeto Titanic.
Respostas:
1. As 3 lições apresentadas pelo autor foram o não comprometimento das fases de concepção e de construção de um projeto, onde o principal erro foi a falta de comprometimento com a parte de segurança, pois os arquitetos valorizaram principalmente a estética, o conforto e a satisfação dos passageiros em relação a viagem, uma imagem admirável para os padrões daquela época.
Outro erro na construção do navio foi reconhecer as diferenças entre as parte mecânicas e não funcionais do navio, pois conforme o construído a expectativa era de um transporte confortável e uma hospitalidade de autonível, e em que as partes não funcionais demonstravam características operacionais, atuando com segurança, desempenho qualificado, estabilidade de navegação e facilidade de manutenção e manuseio. Não foi exatamente o que ocorreu, a confiança foi tão grande que sobrecarregaram os sistemas de segurança e a teoria que o supernavio era “inafundável” e que poderia sobreviver a qualquer situação que futuramente passaria, também não foi comprovada.
Outro erro fundamental esquecido, foram às expectativas criadas, a alta qualidade do navio e o sucesso garantido seria comprovado assim que traçasse seu percurso. E assim os riscos e acidentes foram esquecidos, o que sempre é incorreto num projeto como esse. É importante que fossem colocados em primeiro lugar e as expectativas do cliente seriam alcançadas ao longo do desenvolvimento, sempre pensando em possíveis acontecimentos que poderiam comprometer o