ALLINE ALVES PROCESSO SAUDE DOEN A
500 palavras
2 páginas
AGESFACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ALINE ALVES DOS SANTOS
O CORPO FALA
A linguagem silenciosa da comunicação não verbal
Dissertação apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES presentado a Faculdade de Tecnologia e Ci como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Processo saúde doença: modelos de intervenção no 1º período, sob orientação da professora Adriana Machado.
Paripiranga
Novembro de 2011
Desde tempos primórdios a sociedade mostrou - se incapaz de viver isoladamente de tudo. Sabendo - se que seria impossível o convívio de um ser aleatório de um determinado grupo.
Desde o inicio o comportamento humano vem passando por transformações em relação ao convívio em sociedade buscando dessa forma, interagir - se com gestos. Após a pronuncia ate o ultimo estagio que é a fala. Foi dessa forma que surgiu o meio de comunicação de dois seres. Por natureza o ser humano possui sentimentos, ou seja, amor, amizade, uma forma de transmissão de ambas as partes para o prazer e satisfação de quem doa e recebe. “Não há duvidas de que a linguagem é consequentemente, o sistema de conceitos que ela traduz, é um produto de uma elaboração coletiva” (DURKHEIM p. 482). O sentimento presta-se a múltiplos significados, sendo eles: a afeição, compaixão e querer bem ao próximo. Seria muito prazeroso e gratificante se um determinado ser estivesse com o sentimento de amor presente em seu dia-a-dia e principalmente fazer com que seu semelhante senta-se realizado devido a maneira em que o interlocutor expressou o seu sentimento.
Na escala de valores da vida, a autopreservação ocupa o primeiro lugar _ ésobrevivência antes do prazer. Queremos segurança para temos a tranquila paz, precisamos de paz para manter o amor, e vice- versa; quando inseguros, ficamos ansiosos. Em todo comportamento interpessoal encontramos atitude