DIVIS O CELULAR
Nos organismo sexuados ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose, que forma células com o mesmo numero de cromossomos e as mesmas informações genéticas da célula-mãe (células diplóides, 2n), e a meiose, que reduz esse numero à metade (células haplóides).
Preste atenção
Na mitose ocorre o processo de divisão em que ocorre uma duplicação cromossômica para cada divisão da célula. Assim, o numero e a quantidade dos cromossomos da célula-mãe são mantidos nas células filhas. É nessa divisão que ocorre os processos de reposição das células do corpo, no desenvolvimento embrionário.
Na meiose, ocorre uma única duplicação cromossômica e duas divisões celulares. Isso faz com que o numero de cromossomos se reduza à metade. Nessa divisão ocorre a produção de gametas nos animais e esporos nos vegetais e a formação de células reprodutivas (gametas).
ETAPAS DA MITOSE
A mitose é um processo continuo, são divididas em etapas ou fases que não duram obrigatoriamente o mesmo intervalo de tempo. As etapas da mitose são prófase, anáfase e telófase.
1ª) Prófase: A prófase é a primeira fase da mitose.
Nessa etapa ocorrem os seguintes eventos:
a) Os centríolos, já duplicados, afastam-se atingindo os pólos. Em torno dos centríolos aparecem fibras e áster, entre eles formam-se o fuso mitótico.
b) Ocorre a fragmentação da carioteca, pois o núcleo aumenta de volume e a membrana nuclear se desorganiza.
c) Os cromossomos já estão duplicados, sofreram um processo de espiralação crescente. Por fim, os cromossomos prendem-se as fibras do fuso pelo centrômero.
2ª) Metáfase
a) Os cromossomos atingem seu grau máximo de espiralação e colocam-se no plano equatorial da célula.
b) No final da metáfase, as cromátides se separam, cada uma delas tem seu centrômero próprio e constituindo dois cromossomos - irmãos.
3ª Anáfase
a) As fibras do fuso encurtam; com a separação das cromátides, os cromossomos-irmãos migram cada um para um dos pólos da célula.
4ª)