Relatorio Divis O Celular
ANDREA ALVES
ELIVELTON OLIVEIRA MARTINS
ILZANE DA SILVA SOUZA BATISTA
JOICE BORBA
MELISSA PANTA DOS SANTOS
PAMELA KAREN DE OLIVEIRA QUEIROZ
DIVISÃO CELULAR
SÃO PAULO
2015
Introdução
Só se forma uma nova célula a partir da duplicação de uma célula já existente. Fato simples estabelecido na metade do século XIX traz uma profunda mensagem de continuidade de vida. Todos os organismos vivos, da bactéria unicelular ao mamífero multicelular, são produtos de repetidos ciclos de crescimento e divisão celular que remontam ao começo da vida na terra (ALBERTS, et. al.,2010, p.1053).
É uma propriedade fundamental da célula a capacidade de reproduzir-se. O ciclo das células corresponde a dois períodos fundamentais: Interfase e divisão celular (DE ROBERTS, 2001, p. 303).
Na interfase, as células passam por um estado G1, ou reconhecimento do ambiente e acúmulo de materiais celulares e energia, altamente regulado, a fase S, onde o DNA é duplicado. Em seguida, as funções em fase G2 como uma fase de triagem para a integridade genética e celular, a fase M ou mitose, onde o material genético previamente dobrado é segregado em pacotes cromossómicas idênticas às células filhas (ARELLANO, et. al., 2008).
Todos os componentes da célula são duplicados antes que a célula se divida por mitose. A continuidade dos cromossomos também está envolvida na mitose, eles são capazes de autoduplicar-se e de manter suas características morfológicas por meio de sucessivas divisões, tornando necessário repassar os processos relacionados á duplicação do DNA e os que levam à compactação da cromatina (DE ROBERTS, 2001, p. 305).
Foi subdividida em quatro principais fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Prófase: nesta fase os filamentos de cromatina, se apresentam muito alongados, os nucléolos se desorganizam enquanto os