Tipos de Sal
SAL REFINADO É o sal comum, popularmente chamado de “sal de cozinha”, ele é extraído da água do mar por meio de um processo de evaporação e depois refinado. É composto por cloreto de sódio, mistura de cloro e sódio, mas também segundo a lei brasileira, deve ter um teor igual ou superior a 40 miligramas até o limite máximo de 100 miligramas de iodo por quilogramas de cloreto de sódio. Seu uso mais comum é no preparo dos alimentos, realçando o sabor, mas também pode ser usado como conservante.
SAL LIGHT O sal light é uma mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio, passando pela redução de sódio, ele possui uma quantidade menor de sódio do que o sal refinado e alguns podem conter uma dose maior de potássio. Esse tipo de sal possui o sabor um pouco amargo, e é indicado para pessoas que tem restrição ao consumo de sódio e não indicado para pessoas com problemas renais, pela maior quantidade de potássio.
FLOR DE SAL Esse tipo de sal se forma nas superfícies das salinas, devido à ação do vento adquire o aspecto de pequenos cristais. Ele é retirado manualmente da superfície das salinas. Possui muito sódio, também contém magnésio, iodo e potássio. É originário de Guerande, norte da França, mas hoje também temos uma produção nacional, mais especificamente em Mossoró, Rio Grande do Norte. Ele é utilizado após o preparo dos alimentos e não durante o cozimento, fornece uma textura crocante às preparações.
SAL ROSA Seus grãos são úmidos, com uma aparência grudenta e um sabor forte. Suas reservas estão localizadas principalmente no Peru, no Vale Sagrado dos Incas, onde há mais de dois mil anos existia um oceano. A água brota do subsolo formando pequenas poças, quando evapora da origem a cristais de tom rosado. Existe também o sal rosa do Himalaia, é encontrado aos pés do Himalaia, onde antigamente era banhado pelo oceano. É rico