tipos de sal e curiosidades
O sal comum, chamado também de sal de cozinha ou sal de mesa, é quimicamente conhecido como cloreto de sódio (formado da reação do ácido clorídrico com a soda cáustica – propriamente um ácido e uma base).
A função do sal no organismo humano é controlar as substâncias que entream e saem das células. Graças a ele, a quantidade de nutrientes e água das células estão sempre regulados.
O sal tem um significado religioso para muitos povos. É o caso dos judeus, que consideram o sal símbolo da aliança de Deus com o ser humano. O pão do sabá é sempre molhado em sal. Aliás, tanto os judeus quanto os muçulmanos usam o sal para afastar o mau-olhado.
Os romanos costumavam pagar suas legiões com sal. Foi daí que nasceram as palavras soldo, salário e soldado. Soldado era o legionário que recebia o salário em sal.
Os egípcios costumavam usar sachês de sal grosso para retirar a umidade do corpos dos mortos durante o processo de mumificação.
Uma das principais causas da hipertensão é o excesso de sal no organismo. Com muito sal na circulação sanguínea, o organismo retém mais água, provocando aumento no volume de sangue. O excesso de sal também provoca contração nas paredes das arteríolas, prejudicando a passagem do sangue.
A diferença entre o sal refinado e o sal grosso está no processo de refinamento. O sal de cozinha comum é lavado, moído, centrífugado, seco em alta temperatura e peneirado. Ele também recebe iodo antes de ir para a embalagem. Já o sal grosso mantém essa aparência por que o processo de recristalização é mais lento.
O iodo (ou iodato de potássio) é acrescentado ao sal a fim evitar uma doença da tireóide chamada bócio.
Sal na pele do sapo irrita, dói e provoca sufocamento no animal. Ele pula como um louco. Mas por quê o sal faz tanto mal para os sapos? Simples, porque eles respiram pela pele. O sal “rouba” água do organismo e atrapalha a respiração do bicho.
As lesmas praticamente derretem, transformando-se