SAIS
Curso de Gastronomia
Bárbara Remus
Lucas Scatolin Barbosa
Sais
São Leopoldo
22 de março de 2013
INTRODUÇÃO O sal é um componente importantíssimo para a vida, e não podia ser diferente na gastronomia. O sal é um ingrediente presente em muitas receitas, inclusive doces, porque os alimentos muitas vezes ficam sem “sabor” e o sal ajuda a dar um equilibrio nos sabores. . Ele é o maior fornecedor de sódio para o nosso corpo. Mas, além disso, ele pode ser muito maléfico para a saúde, e por mais que se tente evitar, é muito difícil não consumi-lo. Nessa pesquisa, você vera varias variações do sal, suas origens e também uso culinário. Gastrônomos afirmam que esses diferentes tipos de sal, são muito mais aromáticos e saborosos, e proporcionam uma experiência muito diferente da que temos diariamente com o sal comum.
O SAL
Até o inicio do seculo XX o sal, extraído de minas, era um importante conservante alimentar. No império romano chegou a ser substituido por ouro.
No Brasil, as principais salinas localizam-se no Rio Grande do Norte, suas principais salinas encontram-se em Galinhos-RN; Salina Diamanete Branco. O sal do Rio Grande do Norte só começou a ser comercializado em outras províncias a partir de 1808, porém, na metado do século XX, houveram problemas que dificultaram o comérico, como o transporte caro, que tornou o produto original mais caro que o importado.
Obtido pela evaporação da água do mar, o sal marinho é usado como ingrediente na cozinha atual. É utilizado principalmente para deixar os alimentos mais saborosos, porém o uso abusivo do mesmo pode trazer alguns maleficios à saúde por contêr excesso de sódio. O sal é uma mistura de cloro e sódio. Não há doenças relacionandas pelo excesso de cloro presente no alimento, pois normalmente é regulado pelos rins. Tratando-se de sódio, existem diversas doenças