tipos de risco de mercado
No mundo financeiro, risco é o potencial que o investimento da sua escolha tem de proporcionar o resultado antecipado sendo que poderá originar ganhos superiores ou inferiores ao esperado, mas também poderá significar a perda de todo o investimento original ou, em certo casos, ate mais do que isso.
RISCO DE MERCADO.
O risco de mercado é o risco da perda do valor de uma carteira devido as mudanças nos preços de mercado ou seja o resultado financeiro de qualquer empreendimento esta condicionado a um conjunto de fatores não controláveis fatores estes que mensuram o tamanho e a volatilidade do risco.
O risco corresponde a possibilidade de que determinada situação tenha resultado diferente daquele que espera, também sendo característica básica de todos os investimentos como reflexos da incertezas.
Sendo que esse tipo de risco é associado a possibilidade de desvalorização ou de valorização de um titulo ou ação devido a alterações politicas, econômicas ou em decorrência da situação individual de uma empresa ou banco que emitiu o ativo.
RISCO DE CREDITO.
O risco de credito esta presente no cotidiano de qualquer empresa independente do seu ramo de atividade. O credito traduz-se na disponibilidade de um valor presente mediante uma promessa de pagamento desse mesmo valor no futuro que pressupõe a confiança na solvabilidade do devedor, isto é, de que o mesmo ira honrar os seus compromissos nas datas acordadas previamente o risco esta relacionado com fatores internos e externos a empresa que podem prejudicar o pagamento do montante de credito concedido.
RISCO DE LIQUIDEZ.
O risco de liquidez deriva da possibilidade de não conseguir negociar um ativo sem afetar o preço do mesmo.
O risco de liquidez pode assumir duas formas: risco de liquidez de mercado e risco de liquidez de fluxo de caixa (funding). O primeiro é a possibilidade de perda decorrente da incapacidade de realizar uma transação em tempo razoável e sem perda