MODELO CAPM
1. Introdução
Este trabalho tem o propósito de demonstrar a necessidade da utilização de ferramentas para selecção de activos e para a mensuração do risco e do retorno de aplicações de recursos financeiros nesses activos do mercado de capitais, por qualquer tipo de investidor, mais especificamente na compra de acções e montagem de uma carteira de investimento. Utilizou-se o modelo de precificação de activos CAPM, objectivando identificar acções subavaliadas e sobreavaliadas no mercado.
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem como objectivo proporcionar liquidez a quaisquer títulos emitidos pelas empresas, com a finalidade de viabilizar o processo de capitalização desses papéis. O mercado de capitais é composto pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras que têm autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM),
O principal objectivo das bolsas de valores é promover um ambiente de negociação dos títulos e dos valores mobiliários das empresas, que são seleccionadas rigorosamente para participar do mercado, assim como trazer liquidez a esses papéis, para que possam ser negociados rapidamente, a preço justo de mercado, seguindo os princípios das leis da oferta e demanda.
Por ultimo falaremos da Teoria das Carteiras que é um conjunto de ingredientes necessários à utilização de um bom modelo de risco e retorno.
2. O Capital Asset Pricing Model – CAPM
O Capital Asset Pricing Model (CAPM), Modelo de Precificação de Activos de Capital, foi concebido por William Sharpe. Baseado nas ideias de seu professor, Markowitz, Sharpe desenvolveu o denominado Modelo de Índice Único, no início da década de 60.
Em 1964, ele apresentou o Capital Asset Pricing Model, criado para a precificação de activos de títulos de risco, sob hipótese de mercado em equilíbrio. O CAPM busca demonstrar, de maneira objectivado relacionamento da rentabilidade esperada de um activo