Risco
Risco é a possibilidade das coisas não saírem como você planejou. Vai sempre existir, por melhor que tenha sido seu planejamento, porque é derivado do fato de o futuro ser incerto. O risco é natural a tudo que fazemos em nossas vidas.
No mercado financeiro somos sujeitos a diversos riscos durante transações, investimentos e etc. Para minimizar os riscos de perdas eles devem ser estudados e analisados para tomarmos a melhor escolha, como os maiores riscos temos o de credito, mercado, operacional, de cambio, soberano, de liquidez e legal abordados a seguir.
Risco de crédito
A concessão de crédito trata-se da disponibilização de um valor presente, que deve ser pago no futuro mediante a um acordo de que o devedor irá honrar os seus compromissos nas datas acordadas previamente. Basicamente o risco de crédito é o risco de perda existente numa operação de concessão de crédito.
Este risco está relacionado com fatores internos e externos à empresa que podem prejudicar o pagamento do montante de crédito concedido.
Para determinar o risco de crédito de um cliente com maior ou menor exatidão, pode proceder-se a avaliações do risco.
Definição do tipo de crédito:
O risco de crédito dos clientes varia, de acordo com o tipo de cliente, o tipo de produtos e serviços oferecidos, o montante em causa e o tipo de entidade que concede o crédito. Em termos gerais, há três tipos de crédito: o que é concedido por empresas comerciais, nas vendas ao público e a empresas, e o que é concedido por instituições financeiras a particulares e a empresas.
Risco de Mercado:
Risco de Mercado depende do comportamento do preço do ativo diante das condições de mercado. Para entender e medir possíveis perdas devido às flutuações do mercado é importante identificar e quantificar o mais corretamente possível as volatilidades e correlações dos fatores que impactam a dinâmica do preço do ativo.
Risco de mercado pode ser dividido em quatro grandes áreas: risco do mercado