RISCO OPERACIONAL
APRESENTAÇÃO
Este trabalho trata de uma análise crítica da visão do risco e, em especial, do risco operacional, mostrando as diferenças apresentadas pelas teorias econômica e mercadológica, daquilo que é hoje utilizado no mercado financeiro como um todo.
No primeiro capítulo serão abordados os diversos tipos de risco aos quais as empresas estão expostas – riscos de mercado, crédito, legal e operacional. Será também apresentada uma visão geral destes tipos de riscos citados e, em seguida, serão vistos detalhadamente, com seus conceitos e sub-tipos.
Este capítulo se dedica mais a aprofundar-se nos conceitos de risco, de maneira que o assunto discutido se torne claro para os leitores.
O segundo capítulo será baseado na tese de Mestrado de Adminstração de Romana Picanço, orientada por Antônio Marcos Duarte Jr., diretor de gerenciamento de riscos corporativos do Unibanco S/A e Ph.D. em Matemática Aplicada, Universidade de Princeton.
Neste capítulo, trataremos do gerenciamento de risco de uma maneira geral, com maior ênfase no tema de Gestão do Risco Operacional. A idéia é mostrar como as instituições financeiras devem lidar com este tipo de risco, de forma a analisá-lo e gerenciá-lo da melhor maneira possível, segundo as definições do próprio mercado. Serão apresentados fatores que propiciam os riscos e maneiras de evitá-los e de lidar com aqueles já existentes.
O gerenciamento do risco abordado neste capítulo será guiado pelos preceitos do mercado e por teorias desenvolvidas no meio administrativo. Serão mostrados os meios de identificação e avaliação do risco, além de prevenção, controle e mitigação utilizados por instituições do mercado financeiro.
No terceiro capítulo faremos um estudo de caso, para evidenciar a incidência do risco operacional nas empresas. O estudo apresentará o caso de fraude contábil da Enron Corp., que levou a empresa à falência. Neste ponto, estaremos tratando especificamente do Risco de Fraude, um