O reggae
O reggae é um estilo de música originário da Jamaica. Apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados. Em sentido mais amplo, Reggae pode referir-se a outros ritmos, como os antecessores ska e rocksteady e os predecessores dub, dancehall e ragga.
Original da década de 60, o ritmo divide-se em dois subgêneros, o "roots reggae" (o reggae original ou de raiz) e o "dancehall reggae", que é originário da década de 70, quando este gênero espalhou-se pelo mundo.
As cores que representam este gênero musical são o preto, o verde, o amarelo e o vermelho. Essas são as cores da bandeira da Jamaica, mas também existe outro significado. O verde significa as plantas, a árvore, podendo simbolizar o uso da maconha (que pela religião Rastafari era divino, uma forma de se encontrar com Jah)e o fato de os regueiros serem, na maioria, vegetarianos. O amarelo significa o sol, a luz. O vermelho é o sangue que se criou atravez das guerras. E o preto é a maldade que existe no mundo.
O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafari, que defende a ideia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura Rastafari.
A exemplo da música "Eu quero falar", da banda Levitas Reggae, podemos perceber que o reggae foi um movimento de contracultura, pois foi e ainda é usado como um instrumento de contestação social. Por meio dessa canção e de grande parte das outras é feito críticas em relação ao governo e aos políticos, passado uma mensagem de que se deve lutar pelos direitos.
Não podemos nos esquecer de que o reggae também quer passar uma mensagem de amor, de paz e da espiritualidade, porque o reggae é isso também. É a crítica aliada a paz.
Um dos primeiros contatos do povo brasileiro com o