Fotossíntese
Gustavo Fernandes Batista
Fotossíntese
São Paulo
2013
Índice
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
4. Bibliografia
1. Introdução
A fotossíntese é o processo onde a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, retirando do solo a água e os sais minerais, e do ar da atmosfera o gás carbônico. Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o Sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primários.
A água e o CO2 são pouco energéticos, enquanto que os carboidratos formados são altamente energéticos. Portanto a fotossíntese transforma energia da radiação solar em energia química.
Através da fotossíntese as plantas produzem oxigênio e carboidratos a partir do gás carbônico. Na respiração ela consome gás carbônico e libera oxigênio no ambiente, entretanto em condições normais, a taxa de fotossíntese é cerca de 30 vezes maior que a respiração na mesma planta, podendo ocorrer momentos em que ambas serão equivalentes. Ao alimentarmo-nos, parte das substâncias orgânicas, produzidas graças à fotossíntese, entram na nossa constituição celular, enquanto outras (os nutrientes energéticos) fornecem a energia necessária às nossas funções vitais, como o crescimento e a reprodução. Além do mais, ela fornece oxigênio para a respiração dos organismos heterotróficos. É essencial para a manutenção da vida na Terra.
2. Desenvolvimento
Na fotossíntese, ocorre essencialmente a combinação de dióxido de carbono (CO2), da água (H2O), junto dos carboidratos (glicose), cujo processo libera oxigênio (O2) para a atmosfera. As plantas retiram a H2O do solo através de suas raízes e o CO2 do ar atmosférico. A luz solar é