Tipos de processos
É interessante separar os processos de produção dos bens e serviços oferecidos dos demais processos que ocorrem na empresa.
Existem três categorias básicas de processos empresariais: os processos de negócios são aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros processos internos, que tem como resultado no produto ou serviço recebido por um cliente externo; os processos organizacionais ou de integração organizacional, são centralizados na organização viabilizando o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio; e os processos gerenciais, que são focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de mediação e ajuste de desempenho da organização.
Cada categoria se subdivide em tipos de processo que são diferentes uns dos outros em função de sua capacidade de gerar valor, do fluxo básico, da atuação e da orientação básica com relação à estrutura organizacional. * Processos de negócio; são ligados a essência do funcionamento da organização, cada empresa possui seu próprio processo de negócio e são muitos diferentes de uma organização para outra. Neles se encontram todos os sistemas que tem sidos desenvolvidos ao longo de décadas, de desafios e aperfeiçoamento. * Processos organizacionais; geralmente produzem resultados imperceptíveis ao cliente externo, mais são essenciais para a gestão efetiva do negócio. * Processos gerenciais; incluem as ações que os gerentes devem realizar para dar suporte aos demais processos de negócio.
Os processos organizacionais e gerenciais são processos de informação e decisão, podem ser verticais e horizontais. Os processos verticais se referem ao planejamento e ao orçamento empresarial e são relacionados com a alocação de recursos escassos como fundos e talentos. Os processos horizontais são desenhados tendo como base o fluxo de trabalho. Pode ser realizados de