Tipos de Processos
Existem três tipos de categorias básicas de processos empresariais: os processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; os processos organizacionais ou de integração organizacional são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócios; e os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.
Cada categoria dos processos empresariais se subdivide em tipos de processos, que se distinguem uns dos outros em função da sua capacidade de gerar valor, do fluxo básico, da atuação e da orientação básica com relação à estrutura organizacional.
Os processos de negócios são ligados à essência do funcionamento da organização. Eles são típicos de empresa em que operam e são muito diferentes de uma organização para outra. Eles têm o suporte dos sistemas que têm sido desenvolvidos ao longo de décadas de desafios e aperfeiçoamento.
Os processos organizacionais e gerencias são processos de informação e decisão. Eles podem ser verticais e horizontais. Os processos verticais usualmente se referem ao planejamento e ao orçamento empresarial e se relacionam com a alocação de recursos escassos. Os processos horizontais são desenhados tendo como base o fluxo do trabalho. O trabalho nos processos horizontais pode ser realizado de diversas maneiras, gerando três tipos de processos horizontais: voluntários, formais e coordenados.
Independentemente do tipo de estrutura organizacional escolhido pela empresa, algumas atividades importante exigirão coordenação entre os departamentos. Os processos horizontais são os processos de informação e decisão criados para a coordenação das atividades que se espalham por várias unidades organizacionais. São essenciais para promover coordenação lateral