Tipos de pisada
a) Neutra: Inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e, então, ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé. Calçado ideal, entre amortecimento e estabilidade.
b) Supinada (subpronada): A pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada entre o 4º e 5º metatarso (dedinho do pé). Pé supinado é, em geral, muito rígido. Calçado ideal, aumento do amortecimento e da flexibilidade.
c) Pronada: Aquela em que a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do hálux (dedão do pé). A pronação é um problema de hipermobilidade. Calçado ideal, menos flexível, mais estabilidade, e controle do movimento (retropé).
Como usar o tênis adequadamente: A indústria utiliza principalmente, EVA (acetato vinil etileno), P.U(poliuretano), MoGo (uma liga plástica), SPEVA, SOLYTE e o X10 (carbono), entre outros, na confecção da entressola do tênis (parte do tênis, onde de fato se exerce as maiores pressões). Este material é deformado de acordo com as pressões exercidas na marcha e na corrida.
A tecnologia atual permite que se use o tênis no dia seguinte com um breve intervalo de tempo, para o tênis se “recuperar” das pressões exercidas durante o treino. Quem corre todos os dias, a relevância da aquisição de um segundo modelo deve ser considerada especialmente para treino longo, outro para treino de intensidade, por exemplo. Quem pratica caminhada ou corrida com o propósito de melhorar a saúde ou a qualidade de vida, não deve se preocupar com isso.
4) Amortecimento ou estabilidade? O tema é polêmico e requer algumas reflexões. A grande justificativa das indústrias que fabricam tênis é exatamente o amortecimento como sendo o diferencial na escolha do calçado. Entretanto, estudos recentes