Educação Física
PROF: JEFFERSON e CARLOS
00DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROF: JEFFERSON e CARLOS
Pés: devemos avaliá-los ao praticar atividade físico-esportiva?
Guilherme Veiga Guimarães1, Héldio Fortunato G. Freitas2, Paulo Roberto S. Silva1 e Luzimar R. Teixeira31. Fisiologista do exercício. 2. Médico. 3. Professor de Educação Física.
RESUMO: Nosso sistema de amortecimento começa no pé, segue para o tornozelo, perna e para o resto do corpo. A cada passada, todo o peso do corpo recai sobre uma dos membros inferiores. Quando caminhamos ou corremos, o problema é basicamente a repetição do mesmo exercício por longos períodos, o que exige um sistema eficiente de amortecimento para diminuir os danos causados pelo constante impacto nas articulações e que, muitas vezes, podem se agravar pelas alterações na estrutura anatômica do pé.
A utilização de calçados apropriados ajuda no funcionamento normal do sistema natural de amortecedores. Além disso, uma avaliação do arco plantar e do tipo da pisada poderá contribuir ainda mais para absorver o impacto nas articulações, uma vez que já existem modelos de calçados adaptados às alterações estruturais do pé.
Palavras-chave: Lesão no pé. Esporte. Biomecânica.
A natureza criou o homem para que se movimente com os pés descalços. Durante a passada, o primeiro contato com o solo é feito pelo calcanhar, a seguir pela borda externa do pé, terminando com a porção anterior do pé e pelos dedos, sendo acompanhado por uma rotação interna da tíbia, com a finalidade de amortecer o impacto (figura 1).
Normalmente nos deslocamos sobre superfícies duras; nosso sistema natural de amortecimento resulta ser insuficiente para absorver o impacto e a utilização de calçados apropriados é fundamental para ajudar no funcionamento normal do sistema natural de amortecedores. Contudo, não existe calçado perfeito, sendo que o fator mais importante é seu bom ajuste. As pessoas devem evitar,