embalagens de tenis
Rodolfo Allan Almeida de Souza
Pesquisa: “Embalagens de Tênis – Informações Funcionais nas Embalagens”.
1. Introdução
Os usuários estão cada vez mais ávidos por novidades e as inovações tecnológicas são cada vez mais representativas nos resultados da pratica de atividades esportivas. O tênis é um item importante para o bom desempenho de diversos esportes, contudo as informações funcionais nas embalagens desses objetos estão aquém das reais benesses dessas inovações tecnológicas.
A mais de 10.000 a.C. temos registros das primeiras embalagens, que sugiram com a necessidade do homem de transportar objetos e alimentos. Os primeiros invólucros criados pelo homem eram elaborados com peles de animais em formato de sacos e auxiliavam no transporte das armas usadas nas caçadas e também dos alimentos recolhidos. Com a revolução industrial, o surgimento da maquina de fazer papel e da prensa de impressão a cores, a embalagem passou por varias mudanças incluindo o papel de comunicar a importância e as funções do produto, assim como atrair o consumidor final destacando-se dos concorrentes.
Com intuito de reduzir custo na década de 1930, as embalagens passaram a ter o papel de informar o consumidor e de vender o produto, sendo um atrativo a mais como suas cores e formatos diversos nas prateleiras. Com o passar do tempo, as embalagens sofreram diversas evoluções tecnológicas, passando por vários estágios até tornar-se um componente importante do produto, sendo capaz de comunicar e projetar através da imagem aplicada a ela.
Os sapatos são tão antigos quanto às embalagens, dependendo da região os calçados tinham formatos diferentes já que suas funções também divergiam embora a principal função fosse proteger os pés. Os materiais usados na sua fabricação eram basicamente o couro e as fibras. A evolução desses artefatos se deu com padronização da numeração pelos ingleses, a partir do século XIX a fabricação em escala se agigantou com as