Implantação de fabrica
PROJETO DE ECONOMIA:FÁBRICA DE TÊNIS: RAÍZ.
I - INTRODUÇÃO
Neste projeto iremos apresentar uma indústria (uma pequena empresa de capital privado) que se adapta perfeitamente ao pequeno empresário: a fabricação de tênis. Mostraremos todas as etapas de montagem de uma fábrica de tênis de pequeno porte, desde a identificação do consumidor e o desenvolvimento do produto até o seu lançamento no mercado; apresentaremos também como identificar os consumidores potenciais, calcular investimentos e avaliar a rentabilidade do empreendimento.
Escolhemos este produto, pois, o tênis se impôs no mercado como o calçado mais popular da sociedade. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, calcula-se que o mercado consumidor desse tipo de produto chegue a 80 milhões de pessoas, o que representa mais da metade da população do país.
II - MERCADO
O mercado é constituído por três segmentos: o consumidor (principal), os fornecedores e os concorrentes.
* CONSUMIDOR: é preciso dar mais atenção às expectativas do consumidor: qualidade e preço baixo. Para isso é importante realizar pesquisas, para saber quais as exigências dos consumidores finais: o cliente. Existe a pesquisa qualitativa, nela o consumidor vai experimentar o produto e dizer o que achou dele, com isso, saberemos se os modelos que escolhemos terá boa aceitação dos consumidores e corrigir eventuais falhas no processo de produção.
* FORNECEDOR: Uma fábrica de tênis tem dois grupos distintos de fornecedores: de equipamentos e de matérias- primas. Mas é preciso verificar, a credibilidade da empresa da qual será comprada os equipamentos; o prazo de entrega e a assistência técnica também são fatores fundamentais; pois deles depende a produção.
* CONCORRENTES: a concorrência está sempre presente, seja no preço, na qualidade do produto, na estratégia de venda ou nos resultados gerenciais. Até mesmo com os produtos importados, que contrabandeados chegam ao país sem