politicos
Formado em Jornalismo pela Faculdade da Cidade, ingressou na vida pública em março de 1987, quando assumiu a Diretoria de Operações da TURISRIO - Companhia de Turismo do Rio de Janeiro. Três anos depois, em 1990, foi eleito deputado estadual.
Reeleito em 1994 para o segundo mandato, iniciou sua participação na presidência da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), cargo que ocuparia por oito anos. Em 1998, foi eleito deputado estadual pela terceira vez. Quatro anos depois, candidatou-se e foi eleito Senador, cargo que ocupou até o final de 2006.
Sérgio Cabral é casado com a advogada Adriana Ancelmo Cabral e é pai de cinco filhos.
Nascido no bairro de Cascadura, na capital fluminense, criado em Cavalcante, órfão de pai desde os quatro anos de idade. Começou sua carreira em 1957 como repórter policial do Diário da Noite, jornal vespertino dos Diários Associados. Em 1969, já como editor político do Última Hora, juntou-se a Jaguar e Tarso de Castro para a criação d'O Pasquim.
Durante ditadura, foi preso por seu ativismo no jornal. Já foi, também, vereador da cidade do Rio, e, mais tarde, foi chamado para ser conselheiro do tribunal de contas, e foi, até maio desse ano, quando resolver se aposentar.
É pai do jornalista e político Sérgio Cabral Filho, atual governador do estado do Rio de Janeiro.As Escolas de Samba - o que, quem, onde, como, quando e porque (1974)
Pixinguinha, Vida e Obra (1977)
ABC do Sérgio Cabral (1979)
Tom Jobim (1987)
No Tempo de Almirante (1991)
No Tempo de Ari Barroso (1993)
Elisete Cardoso, Vida e Obra (1994)
As Escolas de Samba do Rio de Janeiro (1996)
A Música Popular Brasileira na Era do Rádio (1996)