politicos
Então, não seria possível que um político seja ético?
Sim, é possível. Acredito que um político ético não seja apenas aquele que tem êxito em suas ações, que almeja sem pensar na conduta utilizada para atingir tais objetivos. Mas sim aquele que pensa no coletivo, que possui virtudes e é habilidoso e ousado em pensar e agir pela melhoria do coletivo.
Precisamos entender e exigir que a moral e a política estejam sempre juntas. Esta é a justificativa do Estado existir com suas leis e seus preceitos. Da mesma forma, devemos valorizar as figuras públicas que trabalham para preservar a ordem, punindo, quando necessário, os que se utilizam de cargos públicos para benefícios individuais, prejudicando o crescimento e o desenvolvimento do País.
A ética e a moral no mundo da política.
Entender como funciona a ética, e tentar compreendê-la é um pouco abstrato, mas a ética vivenciada na política (profissão) é bem distinta da ética exercida por cidadãos comuns.
Na política, o que realmente é válido, seria a vontade de alcançar o poder, a fim de conquistar status que proporcione sempre, a formação de partidos políticos fortes, onde consigam apenas seus “direitos” e que nunca almejem fornecer projetos ou ações em benefícios à população. Saber realmente o que pode ser correto para alguém, é totalmente sem moral e antiético para qualquer outra pessoa. Assim é que se pode definir um político por vocação e outro político profissional.
Realmente é contraditório, exemplificar a essência da ética na política, pelo fato de que sempre haverá dúvidas sobre a responsabilidade que cada político tem com sua própria consciência e com o bem estar do seu