Tipos de feedback
Feedback é um termo anglo-saxônico, introduzido nas relações vivenciais para definir um processo muito importante na vida do grupo. Traduz-se por realimentação observação interpretativa ou mecanismo de revisão. Usa-se, principalmente, nos sistemas eletrônicos e também nas viagens espaciais para anotar o mecanismo que regula as naves no vôo espacial. A estação terrestre observa e obtém informações da nave que, por sua vez, envia informações para a terra, para prosseguir sua viagem ou para corrigir desvios da rota marcada.
Não temos o costume de dar e receber feedback, por isso e infelizmente, são raras as chances de sabermos se estamos ou não fora de órbita.
A situação piora, quando ao fazermos, usamos postura crítica, com forte carga emocional, provocando reações de mágoa e agressão. O que seria uma excelente oportunidade de conhecimento e aperfeiçoamento mútuo acaba se transformando num detonador de desentendimentos e ressentimentos.
Todos os profissionais precisam de feedback para serem produtivos. Se não recebem um retorno apropriado criam problemas no trabalho, gerando desperdício de tempo e dinheiro.
O nosso corpo é sadio e forte quando provido de água e comida. A nossa mente é sadia e forte quando provida de bons e adequados feedbacks.
É verdade que é muito fácil conseguirmos água na torneira e comida no supermercado. Compramos galões de água, compramos 1 kg de arroz, feijão, mas onde conseguir feedbacks? Quem fabrica? Quem fornece?
Feedback é um produto raro, cotadíssimo no mercado, privilégio de poucos e desejo de muitos. Não se compra, se aprende. Não se estoca, não se guarda, ao contrário deve-se cuidar para não perder o momento correto de fornecê-lo, senão vence o prazo de validade, tornando-se nesse caso tremendamente indigesto ou insípido.
CINCO VERDADES SOBRE O FEEDBACK
1. A qualidade de qualquer relação depende da qualidade e quantidade de feedback que cada pessoa recebe da outra. Relações pobres, sem diálogos, são