Planejamento finaceiro
Planejar significa decidir antecipadamente. Implicar optar por uma alternativa de ação em detrimento de outras disponíveis. Decidir antecipadamente consiste em ter opções de escolha e assim controlar os possíveis resultados. Em qualquer processo de planejamento, existem três níveis de decisão:
→Estratégico: o conceito de estratégico diz a respeito a tudo a que se refere ás relações entre a empresa e seu ambiente, ao que está voltado aos assuntos externos da empresa. Exemplos de decisão estratégica incluem as escolhas de produtos para introdução no mercado de nichos de mercado, de negócio ou regiões nas quais operar.
→Tático: consiste em estruturar os recursos da empresa para obter a maximização do desempenho. Como exemplos temos decisões a respeito da estrutura organizacional, da obtenção de recursos (inclusive financeiros), da gestão dos riscos da empresa e da utilização de ativos.
→Operacional: ligado a obtenção dos objetivos e metas em nível operacional. Decisões relativas ao nível de preços a ser praticado, ao mix de produtos a produzir, a política de estoques, a política de pesquisas e desenvolvimento e a quanto investir de ativo imobilizado são algumas das decisões operacionais. Podemos afirmar que o planejamento empresarial abrange o processo em sua totalidade, incorporando o plano estratégico, o tático e o operacional. O planejamento estratégico obriga a empresa a :
→Identificar os objetivos de longo prazo e, como conseqüência, estabelecer suas estratégias.
→Comunicar as suas estratégias e os objetivos para toda a organização.
→Desenvolver os objetivos de curto prazo e envolver todos no processo orçamentário.
→Antecipar os problemas, atuando proativamente nas decisões e revelando novas perspectivas e abordagens.
→Ter transparência em suas várias áreas.
Primeira Premissa
As expectativas dos interesses externos pressionam e interagem com os interesses internos. Alguns dos agentes externos