Tipos de estoque
2 – Trabalho em uma distribuidora de brinquedos, nosso estoque é de produtos acabados. Nosso estoque é essencial, pois quando os pedidos entram em nosso sistema, automaticamente é cortado o saldo negativo, ou seja, produtos com estoques insuficientes, portanto nosso estoque é primordial para garantir nossas vendas e atendimento total dos pedidos. Produto cortado é venda perdida, pois a maioria dos clientes não gosta de trabalhar com saldos, preferem refazer os pedidos não atendidos depois. Ficar sem estoque é sinônimo de não-venda.
3 – Os tipos de estoque são: * Estoques de matéria-prima: são os insumos para produção, são os produtos básicos que iniciam o processo de produção; * Estoques de materiais em processamento: também chamados de materiais em via, são os materiais que estão sendo processados ao longo do processo produtivo, não ficam nem no almoxarifado nem no depósito, pois não são considerados matéria-prima inicial e nem produto acabado; * Estoques de componentes: são peças isoladas, materiais acabados soltos aguardando serem anexados aos produtos; * Estoques de produtos acabados: são os produtos já prontos e acabados, prontos para a venda.
4 – Assim como o estoque é garantia de venda do produto (sou da área de vendas), para meu financeiro e para o almoxarife é custo pois é dinheiro parado e espaço perdido, eis os custos do estoque: * Custo de manutenção: custos de armazenagem, depreciação, manuseio, taxas, custo do capital. Devido aos custos de armazenagem, o gestor tende a diminuir os estoques; * Custo de mudança de produto: são os custos de máquina parada para troca de molde, de mão de obra e perda de produção – é um tempo improdutivo que custa – por isso é necessário um PCP eficiente para