Tipos de estoques
Pode-se dizer, de forma simplificada, que onde existe necessidade de materiais vão existir estoques. Os materiais são formadores naturais de estoques, que muitas vezes representam elevado valor de capital e precisam ser administrados de forma correta, sob pena de afetarem negativamente o desempenho da empresa, provocando comprometimento à sua lucratividade.
Mas, por que os estoques existem?
São três os principais motivos para a formação de estoques de materiais em uma organização:
· Vários produtos são produzidos utilizando os mesmos recursos transformadores e, portanto, alocam-se janelas de tempo para produzir determinadas quantidades de cada um deles, que precisam durar até que venha a ser realizada a sua produção novamente· Há incerteza quanto ao volume que vai ser demandado, ou quanto à capacidade de se produzir o que está sendo demandado em tempo hábil;
· A demanda é sazonal, mas a capacidade produtiva está disponível de forma. Constante, o que pode justificar a produção uniforme ao longo do tempo para atender às necessidades concentradas em determinados períodos.
Os estoques que se formam em decorrência destes motivos também apresentam Denominações distintas, como discutidas a seguir.
Estoques cíclicos
Os estoques cíclicos existem somente, e tão somente, porque a produção ou compra de material se dá em lotes, ou bateladas, que proporcionam economias que compensam os custos associados à manutenção deste tipo de estoque.
Geralmente, não vale a pena ligar uma grande máquina para produzir apenas uma ou algumas poucas peças. Em muitos casos, além da economia obtida na produção e transporte, também é possível obter descontos por quantidade, o que reforça os motivos para a produção ou compra em lotes e a consequentes manutenção deste tipo de estoque.
Os estoques cíclicos costumam ser classificados como sendo de natureza determinística por considerarem que o suprimento e a demanda vão se manterem constantes