Resumo-tipos de estoques
Como podemos perceber com base nas teorias descritas, é de grande importância ter um conhecimento dos tipos de estoque que a empresa possui levantar informações corretas sobre os produtos e suas quantidades de saída e entrada, para que desta forma a acurácia seja realizada de maneira eficaz, conhecer seus custos afim de evitar seus desperdícios, adquirir software como o MRP para facilitar o processo de armazenagem das informações contidas no estoque, e principalmente saber como administrar o estoque, o quanto devo comprar, para produzir, e o quanto vou vender para poder comprar, para que se evite um estoque alto de produtos que não são vendidos rapidamente. Ou seja, devemos ter o objetivo de atender aos clientes na hora certa e com a quantidade certa, garantindo sempre a qualidade dos produtos, mesmo que nossos clientes sejam internos, devemos ter a mesma responsabilidade que temos com os externos, pois imagina processar um tipo de material e em alguma etapa do processo faltar um insumo. Isto irá interferir em todo o processo daquele material, atraso, perda da qualidade e por final até o não atendimento do cliente, portanto devemos estar focados tanto no processo de estoque de produtos acabados, como nos processo de estoque de produtos intermediários.
Definitivamente, uma das mais importantes funções dentro do processo de estoques, está relacionada com o controle de níveis de estoque. Portanto, isto hoje é de grande importância, visto que, afeta de maneira bem definida o resultado da empresa.
Os principais produtos que compõe o estoque são: matéria-prima, materiais auxiliares, materiais de manutenção, material de escritório, material em peças e produtos acabados. Deste modo, devemos estipular quais são os níveis adequados para cada item que poderemos manter economicamente em nosso estoque.
Devemos ter também em mente que existe um parceiro de extrema importância dentro do gerenciamento de estoque, a área de logística tem um grande efeito dentro dos