Punição negativa e punição positiva
A punição geralmente é aplicada para eliminar comportamentos inadequados ou por um comportamento que não é aceito no ambiente. Na maioria das vezes punições muito severas não impedem o individuo de repetir esses comportamentos, e sim quando essas punições acabam e esses comportamentos voltam.
Mas só podemos chamar de punitivo quando a freqüência do mal comportamento vai diminuindo. Sendo o que é punitivo para um, não é para outro.
Assim passamos por dois tipos de punição, a positiva e a negativa, e as duas diminuem a probabilidade de o comportamento ocorrer.
PUNIÇÃO POSITIVA
Inserir algo no contexto que tem efeito aversivo, por conta de um comportamento de quem será punido.
É quando um estimulo é apresentado ao ambiente para reduzir o comportamento errado, por exemplo: O gato do vizinho que sempre entra na minha cozinha (como não gosto de gato e enche minha cozinha de pelos, comendo a minha comida), planejo uma armadilha para ele ao empurrar minha janela para entrar, cai um balde de água gelada em cima dele. Assim como o gato não gosta de água, com certeza diminuirá a sua freqüência de entrar na minha cozinha. E o fato de eu jogar água no gato se torna um estimulo aversivo.
Assim concluímos que na punição positivo diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer, acrescentando um estimulo aversivo que o pune
OUTRO EXEMPLO DE PUNIÇÃO POSITIVA:
O cartão vermelho que foi acrescentado como um efeito aversivo para o jogador que não cumpriu a regra
A bronca que foi a dada à criança que pintou a parede, o cachorro que aprontou e o marido que esqueceu o compromisso, acrescentado a bronca logo diminuirá a probabilidade desse comportamento ocorrer novamente.
PUNIÇÃO NEGATIVA A punição negativa é quando retiramos do ambiente algo reforçado para assim diminuir aquele comportamento indesejável; ter um estímulo ou condição favorável eliminado do contexto, por conta de algum comportamento emitido.
A punição negativa envolve a remoção de uma