Analise experimental do comportamento
Questões dissertativas:
2– Enuncie 4 argumentos sobre os problemas em utilizar a coerção como estratégia de controle do comportamento.
-Produzem reações intensas, como medo, raiva, ansiedade etc;
-Tendem a reduzir a possibilidade de compreensão e necessidade de modificar o comportamento;
-Não contribui para a aquisição de padrões adequados de comportamento;
-Estimula a coerção em “cadeia”, gerando comportamentos ainda mais agressivos;
-A coerção tem resultados de curto prazo.
3 – Enuncie 3 estratégias ao uso do controle aversivo que poderiam ser usados no controle do comportamento inadequado.
-Subtrair um estímulo do ambiente ou fazer com que ele não ocorra, evitando ou fugindo daquilo que é aversivo;
-Colocar em extinção comportamentos indesejados/inadequados por meio do reforço diferencial e instalar/modelar comportamentos desejados;
-Aumentar a probabilidade da emissão de comportamento adequadados, por meio do reforçamento positivo em vez de negativo.
7 – “Comigo é assim, se meu filho não faz as coisas da maneira que eu peço, dou-lhe uma boa surra. Isso é educar, pois desde que comecei a agir assim ele tornou-se um exemplo de bom filho. Para você ter uma idéia, hoje em dia não precisa nem pedir as coisas a ele; na verdade ele já deixa tudo da maneira que eu gosto”.
Dado o relato acima, diga qual dos quatro princípios básicos instalou e mantém o comportamento do filho de “obediência”. Explique esse princípio e indique o sentimento que ele induz na pessoa.
O filho é submetido à punição, que é reforçada negativa pela surra. O filho teme apanhar e por isso, arruma o quarto, ou seja, o filho não respeita os pais, na verdade tem medo de apanhar.
O reforço negativo e a punição podem se tornar um estímulo aversivo condicionado, fazendo com que o filho se sinta mal na presença dos pais. Estes princípios também aumentam a probalidade do comportamento que o suprime, além de produzirem efeitos de curto