Porter
Nasceu em Ann Harbour, Michigan EUA, fez Engenharia Mecânica e Aeroespacial, em Princeton, e depois MBA e doutorado em Economia Empresarial (Harvard). Foi professor da Harvard Business School com apenas 26 anos e líder da Monitor Consulting.
Michael Porter é filho de um oficial do Exército e também ingressou na carreira militar, alcançando até o posto de capitão. Logo após foi jogador de futebol americano e beisebol, depois indo para o golfe. Desistiu da carreira de jogador para fazer o seu mestrado e depois doutorado.
É um dos pensadores de maior influência no mundo dos negócios, sendo consultor de empresas nacionais, internacionais e multinacionais. Participa de forma ativa em decisões políticas e econômicas, visto que seu conhecimento estratégico é muito grande.
Entre suas diversas publicações, Porter escreveu mais de 85 artigos em jornais e revistas renomados, recebendo ainda o prêmio McKinsey Award como o melhor artigo publicado no Harvard Bussiness Review.
Entre seus maiores ensinamentos e teorias do mundo dos negócios está a teoria da vantagem competitiva e a cadeia de valor.
Ideias de Michael Porter
Porter é responsável por diversas teorias do mundo dos negócios, já que dá consultoria a empresas tão renomadas e possui vasta experiência em estratégia empresarial.
Entre suas ideias mais conhecidas estão:
Análise das cinco forças competitivas
Segundo Porter, qualquer setor, seja nacional ou internacional, que produz um serviço ou um produto, é "manipulado" por cinco forças competitivas. Desta forma, é necessário que o empresário esteja atento a estas forças para garantir o sucesso do negócio.
As forças são:
1. Concorrentes: em alguns ramos de negócios, os concorrentes são inimigos perigosos, pois os mesmos já detêm uma grande parcela do mercado. Há