Porter
1. Introdução
Estratégia competitiva é o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidas por uma empresa ou unidade de negócios para ampliar ou manter, de modo sustentável, suas vantagens competitivas frente aos concorrentes.
Além da estratégia Competitiva abordada nesse trabalho, iniciamos uma breve introdução da Vantagem Competitiva na Internet, assunto que abordaremos com mais profundidade no seminário.
2. Estratégia Competitiva - Curva de valor
A elaboração de uma estratégia competitiva é prática adotada por inúmeras empresas como forma de melhor posicioná-la no mercado. Os caminhos escolhidos são diversos. Quase sempre, a visão estratégica da empresa é sustentada pelo conhecimento que detém sobre seu nicho de atuação, o qual nem sempre é suficiente por si só para conduzir a escolha da estratégia competitiva mais adequada.
O posicionamento da empresa no mercado pode ser medido através da comparação de sua rentabilidade, observando se está acima ou abaixo da média de seus concorrentes. Esta verificação oferece suporte para aferir se ela detém a vantagem competitiva sustentável ou adota posturas convencionais e genéricas.
Segundo Porter, as estratégias genéricas são três: • Liderança de custo; • Diferenciação; • Enfoque.
Cada uma das estratégias genéricas envolve um caminho fundamentalmente diverso para a vantagem competitiva, combinando uma escolha sobre o tipo de vantagem competitiva buscada com o escopo do alvo estratégico onde ela deve ser alcançada.
O enfoque da liderança no custo é certamente a mais objetiva. Com ela as empresas concentram seus esforços para produzir a baixo custo através de alguns artifícios, como manter um escopo amplo que atenda a muitos segmentos, à economia de escala e tecnologia patenteada entre outros fatores. A liderança no custo deve estar sempre em paridade ou próximo dos concorrentes para competir e manter essa vantagem.
Um segundo movimento estratégico é a