Sociologia
Atividades do capítulo de Introdução
- Compreensão de Texto
4) O pensar como um exercício voltado para si mesmo, capaz de se desenvolver mesmo sem uma aplicabilidade imediata e independente das crenças religiosas e do pensamento mítico.
- Interpretação, Problematização e pesquisa
8) Desde pequenos somos influenciados pelos nossos parentes a aprendermos o que é certo e o que é errado, o que fazer, o que vestir, o que comer, entre outras quesitos para ser “aceito” na sociedade. Existem diversos tipos de cultura no mundo, porém, buscamos ensinar aquela que achamos correta e que utilizamos no nosso cotidiano como forma de manter uma relação social. A aprendizagem demonstra uma forma de transmitir um tipo de cultura familiar ou social para os descendentes. Como exemplo, um pai ensina ao filho a utilizar algum instrumento que foi de valor sentimental ou cultural para seus ancestrais.
9) Que o ser humano é sem dúvida uma espécie surpreendente, se distingue dos demais seres por possuir uma capacidade de pensamento único, é capaz de transformar uma experiência vivida em um discurso com significado e então, transmiti-la aos demais seres de sua espécie e a seus descendentes. Possui a habilidade de projetar, ordenar, prever e interpretar o que está ao seu redor, consegue se organizar e comunicar-se com seus semelhantes, garantindo-lhe a cultura humana. Grande parte do seu comportamento é conquistado naturalmente em sua relação com o mundo. É um ser que necessita aprender com seus semelhantes para que o mesmo adquira um comportamento peculiar. A variedade de culturas no mundo é enorme, cada tipo possui suas características únicas para seu povo, cada individuo recebe informações dos seus semelhantes que garantem a aceitação e participação do indivíduo nos rituais dessa cultura. Por exemplo, no Brasil há uma grande diversidade cultural, pois o povo brasileiro é formado por várias culturas regionais (linguajar, culinária,