Tipos de Dor
DOR SOMÁTICA SUPERFICIAL: é uma forma de dor nociceptiva devida à estimulação de nociceptores do tegumento. Ela tende a ser bem localizada, com qualidade distinta e intensidade dependente do estímulo.Essa modalidade de dor geralmente está relacionada à trauma, queimadura e processo inflamatório.
DOR SOMÁTICA PROFUNDA: ocorre devido à ativação de nociceptores dos músculos, fáscias, tendões, ligamentos e articulações. Por esse motivo tende a ser uma dor difusa e de localização imprecisa.
É descrita como dolorimento,dor surda, dor profunda, e como cãibra (no caso da contração muscular isquêmica, por exercício exaustivo prolongado).
DOR VISCERAL: decorrente da estimulação dos nociceptores viscerais, trata-se assim de uma dor profunda, de difícil localização e que tende a acentuar-se com a intensa funcionalidade do órgão em questão.
Quando está relacionada com o comprometimento da própria víscera é denominada dor visceral verdadeira, e tem tendência de se localizar próximo ao órgão que a origina.
A dor visceral verdadeira apresentará determinadas qualidades específicas para certos tipos de víscera. Por exemplo:
a dor das vísceras maciças é descrita como dor surda.
a dor dos processos não obstrutivos das vísceras ocas é do tipo cólica(contrações frequentes na musculatura lisa, em geral na cavidade abdominal, que levam o paciente à posição antiálgica).
a dor por isquemia do miocárdio é constritiva ou em aperto (relacionada com a diminuição da taxa de sangue em um determinado tecido).
a dor por aumento da secreção do ácido clorídrico é do tipo queimação ou ardor( relacionada com destruição dos tecidos pela liberação de proteínas inflamatórias que causam necrose celular).
Quando a dor visceral está relacionada com um reflexo viscerocutâneo é denominada dor referida. Essa é definida como uma sensação dolorosa superficial localizada a distância da estrutura profunda cuja estimulação nóxica(mecânica, térmica ou química) é responsável pela