Identificação de Amostras sólidas
1.1 QUANTIDADE DE MATÉRIA Determinada pelo S.I. (Sistema internacional de unidades), a unidade utilizada para quantizar entidades de um determinado sistema. “Quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 kg de carbono 12”. O valor mais recente para 1 mol, segundo a CODATA (Comitê sobre dados para ciência e tecnologia, 2010) é:
1mol = 6,02214129(27) x 1023 entidades
1.2 ÁCIDOS E BASES
Ácidos, segundo Arrhenius, são todas as substâncias que em meio aquoso, liberam H3O+, e bases, as substâncias que liberam OH-. Portanto se tivermos duas soluções de mesmo volume, cada uma com um respectivo ácido dissolvido, será o ácido forte aquele que apresentar maior quantidade de íons H3O+. Vale se o mesmo para bases, ou seja, em duas soluções de iguais volumes, dissolvendo-se dois diferentes tipos de bases, será a mais forte a que liberar maior quantidade de íons OH-.
2. OBJETIVO Este relatório tem por objetivo retratar passo a passo sobre uma preparação de soluções diluídas de ácidos e bases fortes, a partir de soluções mais concentradas.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3.1 EQUIPAMENTOS, SOLUÇÕES E REAGENTES -Balança eletrônica (menor medição: 0,001g)
-Béquer (Capacidade de 25mL)
-Dois balões volumétricos: 250,04 mL 250 mL
-Funil de vidro
-Bastão de vidro
-Pipeta volumétrica (Capacidade: 15,0000,030 mL)
-Pipeta graduada (Capacidade: 5,000,05 mL)
-NaOH(s)
-HCl(aq) (c1 = 2 mol/L)
3.2 PROCEDIMENTO
Logo ao início do experimento, pesou-se uma quantidade aproximada de 1,5g de NaOH(s) dentro do béquer, para o preparo da solução diluída de base. Posteriormente, adicionou-se 10mL de água destilada ao recipiente, e com o bastão de vidro, dissolveu-se completamente o hidróxido de sódio. Após o esfriamento da solução, transferiu-se a solução em preparo para o balão