Dor( Fisiologia Humana)
Dor é um mecanismo de proteção do corpo; ocorre sempre que os tecidos estão sendo lesados e faz com que a pessoa aja para remover o estimulo doloroso.
OS DOIS TIPOS DE DOR E SUAS QUALIDADES
A dor é classificada em dois diferentes tipos principais: a dor lenta e a dor rápida.
A dor rápida é sentida em 0,1 segundo quando é aplicado um estimulo doloroso. Também pode ser descrita por muitos nomes alternativos, como dor cortante, dor em pontada, dor aguda, dor elétrica e outras. Essa tipo de dor é sentido quando uma agulha é enfiada na pele ou quando esta é cortada com uma faca ou ainda quando é agudamente queimada; esta dor também é sentida quando a pele é submetida a um choque elétrico. A dor cortante, rápida, não é sentida na maior parte dos tecidos profundos do corpo.
A dor lenta só começa após um segundo ou mais e depois aumenta vagorosamente por muitos segundos e, as vezes, minutos. Este tipo de dor também é conhecida por muitos outros nomes como dor lenta em queimação, dor continua, dor latejante, dor nauseante e dor crônica. Esse tipo de dor é associado a destruição dos tecidos. Pode levar ao sofrimento prolongado, insuportável, e ocorre tanto na pele, como em quase todos os tecidos ou órgãos profundos.
OS RECEPTORES DA DOR E SUA ESTIMULAÇÃO
Todos os receptores da dor são terminações nervosas livres. Os receptores da dor na pele e outros tecidos são todos terminações nervosas livres. Estão amplamente dispersos nas camadas superficiais da pele e também em certos tecidos internos. Como o periósteo, as paredes arteriais, as superfícies articulares e a foice e o tentório da caixa craniana. A maior parte dos outros tecidos profundos não é exatamente suprida por terminações da dor, mas escassamente, entretanto qualquer lesão maior ainda se pode somar para causar o tipo de dor lenta-crônica-continua nestas áreas.
A dor pode ser provocada por múltiplos tipos de estímulos que excitam os receptores da dor- mecânicos, térmicos e químicos.
Natureza