Tipos de departamentalização
Departamentalização Funcional: são agrupadas de acordo com as funções da empresa. É o mais utilizado pelas empresas, por ser muito racional. A principal vantagem é que apresenta especialização nas áreas técnicas, além de melhorar os recursos nessas áreas. A principal desvantagem é que pode ocorrer um descumprimento de prazos e orçamentos, este tipo de departamentalização não tem condições para uma perfeita homogeneidade das demais atividades da empresa.
Vantagens:
Mantém o poder e o prestígio das funções principais.
Cria eficiência através dos princípios da especialização.
Centraliza a perícia da organização.
Desvantagens:
Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração.
Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas.
Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos.
Exemplo:
Departamentalização produto ou serviços: As atividades são agrupadas de acordo com as atividades essenciais a cada um dos produtos ou serviços da empresa. É muito usada em empresas que tem produtos diferentes e representa um volume importante.
Vantagens:
Acompanhamento dos resultados sobre o produto.
Desvantagens:
Pode ocorrer duplicidade de tarefas aumentando os custos.
Exemplo:
Departamentalização por cliente: As atividades são agrupadas de acordo com as atividades essenciais a cada um dos produtos ou serviços da empresa. É muito usada em empresas que tem produtos diferentes e representa um volume importante. A grande vantagem é o acompanhamento dos resultados sobre o produto. Há desvantagens, pois pode ocorrer duplicidade de tarefas aumentando os custos.
Vantagens:
Adaptação de uma determinada clientela
Desvantagens:
Troca de recursos, pois várias vezes o atendimento ao cliente é sazonal, ou seja, periódico.
Subutilização de recursos e concorrência entre os gerentes para concessões especiais em beneficio de seus próprios clientes
Exemplo: