Tipos de departamentalização
AMPLITUDE DE CONTROLE – Conceito: Quantidade de subordinados que um superior pode supervisionar com eficiência e eficácia.
Vantagens:
✓ Maior habilidade pessoal em lidar com os subordinados ✓ Maior nível de capacitação ✓ Interdependência dos setores organizacionais, etc.
Desvantagens:
Número de subordinados maior do que a amplitude de controle: ✓ perda de controle ✓ Desmotivação ✓ Ineficiência de comunicações ✓ Decisões demoradas e mal estruturadas ✓ Queda no nível de qualidade do trabalho
Numero de subordinados menor do que a amplitude de controle: ✓ Capacidade ociosa do chefe ✓ Desmotivação ✓ Custos administrativos maiores ✓ Falta de delegação ✓ Pouco desenvolvimento dos subordinados
FUNCIONAL – Conceito: Atividades agrupadas de acordo com as funções.
Vantagens:
✓ Mantém o poder e o prestígio das funções principais ✓ Cria eficiência através dos princípios da especialização. ✓ Centraliza a perícia da organização. ✓ Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração. ✓ Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas. ✓ Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos.
Desvantagens:
✓ A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula. ✓ Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita ✓ O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado. ✓ A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à organização em tamanho e amplitude. ✓ Muita especialização do trabalho.
TERRITORIAL OU GEOGRÁFICA – Conceito: Todas as atividades que realizam em determinado território devem ser agrupadas e colocá-las sob ordens de um administrador.
Vantagens:
✓ Pode-se dirigir atenção para linhas especificas de produtos ou serviços. ✓ A coordenação de funções ao nível da divisão de produto torna-se melhor. ✓ Facilita a