Vantagens e desvantagens dos diversos tipos de departamentalização
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante.
A Departamentalização funcional pode ocorrer em qualquer nível e é normalmente encontrada muito próximo à cúpula.
VANTAGENS: As vantagens principais da abordagem funcional são: * Mantém o poder e o prestígio das funções principais * Cria eficiência através dos princípios da especialização. * Centraliza a perícia da organização. * Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração. * Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas. * Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos.
DESVANTAGENS: Existem também muitas desvantagens na abordagem funcional.
Entre elas podemos dizer: * A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula. * Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita * O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado. * A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à organização em tamanho e amplitude. * Muita especialização do trabalho.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO TERRITORIAL
Algumas vezes mencionadas como regional, de área ou geográfica. É o agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde estão localizadas as operações. Uma empresa de grande porte pode agrupar suas atividades de vendas em áreas do Brasil como a região Nordeste, região Sudeste, e região Sul. Muitas vezes as filiais de bancos são estabelecidas desta maneira.
VANTAGENS: * Direcionamento em função do local; * Facilidades de planejar, liderar e avaliar as atividades; *